quinta-feira, 24 de junho de 2010

Onde o Diabo Perdeu as Botas




“Onde o Diabo Perdeu as Botas” – Cia da Cidade - Grupo de Teatro

Esta história acontece num lugar longe, muito longe. Mas como o tempo tem ela significado um pouco diferente, este longe pode ser mais perto do que se imagina ou tão longe quanto se queira.

Qual o limite entre a ciência e a fé? Quem tem razão, nesta discussão que envolve o racional e o emocional? Com um texto primoroso contrapondo esses dois mundos, volta a Passo Fundo “Onde o Diabo Perdeu as Botas”, espetáculo da Cia da Cidade que retorna, comprovando o talento de Marcio Meneghell e Edson Bueno sobre o palco.

Com a experiência de quem tem uma vida dedicada ao teatro, o curitibano Edson Bueno escreveu uma história sobre os principais aspectos que norteiam as discussões e as diferenças do mundo do hoje: a ciência e a fé. Ele próprio interpreta o Dr. Pedrosa, um veterinário que embrenha-se pelo interior em nome da saúde pública para sacrificar animais domésticos, devido a uma endemia que assola os animais de uma remota região rural. O cansado veterinário, símbolo da razão e da ciência, encontra no simples e humilde Jesualdo um contraponto de peso: o homem do interior que alimenta-se da imaginação, da fé e da emoção resiste em permitir que seu amado cavalo, Seterelâmpago, seja sacrificado. Uma trama clássica onde o conflito nasce das dificuldades de comunicação, mais espiritual que na palavra. Quais valores éticos devem prevalecer quando a questão é de sobrevivência? Quais valores humanos devem prevalecer quando o sentimento de humanidade tem como símbolo um cavalo? Dois homens completamente diferentes tentando entender e modificar os desígnios da vida através de realidades opostas.

Além da premissa fascinante, “Onde o Diabo Perdeu as Botas” também atesta o talento de Marcio Meneghell dando vida a um texto com fortes influências de Guimarães Rosa, onde o dialeto simples do homem do campo é marcado não apenas pelo sotaque, mas também pela criação de termos próprios de seu cotidiano.


Maiores informações
Cia da Cidade: 54 3045 5433

Um comentário: